JESUÍTAS: 500 ANOS DE TRADIÇÃO E EXCELÊNCIA ASSINE NOSSA NEWSLETTER CONTATO

Concursos e Exames da OAB Provas de concursos

Bibliotecário - Ministério Público do estado de Santa Catarina

Ano: 2004


Marque apenas uma assertiva em cada questão e após o preenchimento das questões clique em "Ver Resultado".


1)

Com base na Lei Orgânica do Ministério Público de Santa Catarina - Lei Complementar nº 197/2000 que instituiu a Lei Orgânica do Ministério Público, a afirmação correta é:

A) O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, sendo-lhe defeso agir acerca da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

B) O Ministério Público é órgão do Poder Legislativo.

C) O Ministério Público tem como função institucional a promoção, além da ação civil pública, de outras ações necessárias ao exercício de suas funções institucionais em defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

D) O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional tem como escopo realizar ou patrocinar cursos, seminários, congressos visando o aprimoramento profissional e cultural dos membros da instituição, dos advogados, dos juízes, estudantes de direito e demais operadores jurídicos.

E) Os Estagiários, auxiliares do Ministério Público, após regular seleção e designação, passam a ter vínculo empregatício com o Estado, tendo os mesmos direitos e vantagens assegurados aos servidores públicos.


2) De acordo com o artigo 59 da Constituição da República Federativa do Brasil, o processo legislativo compreende a elaboração de:

A) emendas à Constituição, leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias, decretos legislativos e resoluções.

B) emendas à Constituição, leis acessórias, leis ordinárias, leis comissárias, medidas provisórias, decretos legislativos e resoluções.

C) emendas à Constituição, leis acessórias, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias, decretos legislativos e pareceres.

D) emendas à Constituição, leis substitutivas, leis ordinárias, leis comissárias, medidas provisórias, decretos legislativos e pareceres.

E) emendas à Constituição, leis substitutivas, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias, decretos legislativos e resoluções.


3)

De acordo com o artigo 50 da Constituição da República Federativa do Brasil “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”. Ainda sobre os direitos e garantias fundamentais,

está correto afirmar:

A) É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e às suas liturgias.

B) É livre, desde que respeitada a posição religiosa oficial do País, a livre expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação.

C) A todos são assegurados, desde que em dia com o pagamento das taxas: o direito de petição aos poderes públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder; e à obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal.

D) São admissíveis, desde que justificadas, as provas obtidas por meio ilícito.

E) Todos têm direito à gratuidade do registro civil de nascimento e da certidão de óbito.


4) Dispõe o artigo 32 da Constituição do Estado de Santa Catarina: “São Poderes do Estado, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”. Com base nesse artigo é correto afirmar:

A) O Poder Executivo é exercido pelo Governador do Estado, auxiliado pelos Deputados Estaduais.

B) O Poder Legislativo é exercido pela Assembléia Legislativa, constituída de Deputados, representantes do povo, eleitos pelo voto direto e secreto, em sistema proporcional, dentre brasileiros maiores de vinte e um anos, atendidas as demais condições da legislação eleitoral.

C) Os Secretários de Estado são auxiliares diretos do Governador, escolhidos dentre brasileiros maiores de dezesseis anos e no gozo dos direitos políticos.

D) São considerados órgãos do Poder Judiciário do Estado: o Tribunal de Justiça; os Tribunais do Júri e Superior Tribunal de Justiça.

E) O Ministério Público do Estado é exercido pelo Procurador-Geral de Justiça, pelos Procuradores de Justiça, pelos Promotores de Justiça e pelos Desembargadores.


5)

De acordo com a Constituição do Estado de Santa Catarina é correto afirmar:

A) O território do Estado compreende o espaço físico que atualmente se encontra sob seu domínio e jurisdição.

B) A administração pública de qualquer dos Poderes do Estado compreende: I - os órgãos da administração direta; II - as seguintes entidades da administração indireta, dotadas de personalidade jurídica própria: a) autarquias; b) empresas públicas; c) sociedades de economia mista; d) fundações privadas.

C) As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão por danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, não sendo assegurado qualquer direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

D) Os atos de improbidade administrativa importarão a extinção dos direitos políticos, a perda da função pública, a disponibilidade e administração dos bens por parte do servidor público e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

E) A todo agente público, qualquer que seja sua categoria ou a natureza do cargo, emprego ou função, é facultado, na posse, exoneração ou aposentadoria, a declaração de seus bens


O Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado de Santa Catarina, dispõe que: "Considera-se Servidor Público Civil, para os efeitos desta Lei, o empregado ou funcionário, investido em emprego ou cargo público, de provimento efetivo ou em comissão, da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário".

6)

Com base na afirmação acima, é incorreto:

A) O Servidor Público portador de doença transmissível, poderá ser compulsoriamente licenciado, enquanto durar essa condição, a juízo do órgão sanitário.

B) A nomeação para o cargo em comissão se subordinará às condições exigidas como requisitos básicos para a inscrição em concurso, quais sejam: nacionalidade brasileira; gozo dos direitos políticos; quitação com as obrigações militares e eleitorais e idade mínima de 18 (dezoito) anos.

C) A admissão ao serviço estadual para o provimento de cargos em comissão ocorrerá por meio de concurso público, o qual objetiva selecionar candidatos através de avaliação deconhecimentos e qualificação profissionais, mediante provas ou provas e títulos, seguido de exame das condições de sanidade físico-mental, salvo quando se tratar de funcionário público em efetivo exercício, e verificação de desempenho das atividades do cargo, em estágio probatório.

D) O Estado assegurará aos funcionários, no exercício do cargo, os meios indispensáveis à dignidade funcional e à segurança física.

E) Esse Estatuto estabelece o regime jurídico dos Servidores Públicos Civis dos três Poderes do Estado e do Tribunal de Contas.


LÍNGUA PORTUGUESA

Texto: Quem liga para os transgênicos?

 

É interessante como certos assuntos chamam a atenção de todo mundo e ninguém de fato sabe nada sobre eles. No Brasil há de existir gente que entende de soja transgênica, nos diversos aspectos do problema, desde os que envolvem a criação de seres transgênicos até as conseqüências que seu surgimento e disseminação podem trazer. Mas é um grupo minúsculo e sem uniformidade de convicção, pois, segundo depreendo do que leio por aí, há os que entendem e são a favor e os que também entendem e são contra. E, claro, os militantes de um lado acham que o grupo oposto está errado e vice-versa.

Na verdade mesmo, ninguém deve entender muito bem sobre os efeitos causados no meio ambiente e nos organismos que consomem os transgênicos. Isso não é ajudado pelos constantes vaivéns da misteriosa comunidade que a mídia aglomera sob o nome de "cientistas", pois um dia ela diz uma coisa, outro dia diz coisa diferente ou oposta. Em relação à saúde, temas aparentemente pacíficos sofrem contestações inesperadas. Faz uns meses, por exemplo, li o artigo de um médico que se opunha vigorosamente à realização de exercícios físicos, por constituírem séria ameaça à saúde. Tenho testemunhas, não é possível que somente eu leia esse tipo de coisa. E não é preciso ir tão longe, pois creio que todo mundo sabe da recente descriminalização do ovo, embora relativa, e da menos recente criminalização da antes louvada margarina, agora considerada maior vilã do que a ainda condenabilíssima manteiga.

Os "cientistas" não formam uma comunidade à parte do resto da Humanidade, como a mídia - palavrinha que detesto, mas à qual já me rendi - parece pintar. São gente como nós e a ciência não é um corpo de conhecimento coeso e inequívoco. É, ao contrário, palco de batalhas às vezes furibundas, a respeito de quem tem razão quanto a um número infindável de fenômenos, dos naturais aos sociais. Os cientistas, como qualquer ser humano em todas as áreas, não estão acima de certos interesses, que vão da glória ao dinheiro. De resto, como já se disse algumas vezes, o debate sobre a soja transgênica virou ideológico. Salvo melhor juízo, a soja transgênica é de direita, a natural é de esquerda. Ninguém faz idéia do que realmente se trata, mas vai na trilha dos políticos com quem costuma concordar. E, por aí marchamos, assistindo bestamente a decisões que podem afetar de maneira radical nosso futuro, sem saber nada sobre elas, a não ser que Fulano é contra e Beltrano a favor.

Mas não faz diferença apoiarmos os transgênicos ou não. Cada vez faz menos diferença o que pensamos, até porque o que pensamos é por seu turno cada vez mais dirigido. Seremos o que "eles" quiserem. Política e ciência só interessam a políticos e cientistas, não é verdade?

João Ubaldo Ribeiro - O Estado de S. Paulo, 05/10/2003 - Caderno 2 [adaptado].

7) Sobre o conteúdo dos parágrafos do texto, o autor:

A) põe em dúvida, no quarto parágrafo, a capacidade de os políticos chegarem a um acordo quanto à regulamentação do plantio e da comercialização da soja transgênica no Brasil.

B) afirma, no quinto parágrafo, que a questão dos transgênicos só interessa aos políticos e aos cientistas.

C) atribui à mídia, no segundo parágrafo, o poder de nos fazer acreditar em falsos cientistas.

D) deixa claro, no primeiro parágrafo, que a discussão que hoje se faz a respeito da soja transgênica é meramente ideológica.

E) sugere, no terceiro parágrafo, que os cientistas, em sendo humanos, comportam-se de acordo com as conveniências.


8) Ao ler o texto, percebe-se que o autor:

A) responsabiliza a mídia pelas incertezas a respeito da soja transgênica, já que apenas os argumentos contrários, isto é, de esquerda, têm espaço.

B) concorda com aqueles que defendem a produção e a comercialização da soja transgênica, uma vez que ela não representa ameaça à saúde e ao meio ambiente.

C) concorda com aqueles que são contra a soja transgênica, visto que os cientistas ainda não chegaram a um consenso sobre o assunto.

D) não é nem a favor, nem contra a soja transgênica, pois acha que isso não faz diferença.

E) acredita que os cientistas, que formam um corpo coeso e inequívoco, têm a capacidade de esclarecer as dúvidas que temos sobre a soja transgênica.


9) Considerando os vocábulos destacados no primeiro parágrafo do texto, assinale a afirmação correta.

A) Na expressão "seu surgimento", os termos sublinhados equivalem a "surgimento da soja transgênica".

B) O pronome "eles" é sujeito do verbo "chamam", que está empregado na terceira pessoa do plural.

C) Na primeira ocorrência da expressão "os que", o pronome sublinhado pode ser substituído por "os aspectos".

D) Na segunda ocorrência da expressão "os que", o pronome sublinhado pode ser substituído por "os seres transgênicos".

E) Na terceira ocorrência da expressão "os que", o pronome sublinhado pode ser substituído por "os grupos".


De acordo com o texto, marque V para verdadeiro e F para falso.

 

( ) No Brasil, os que entendem de soja transgênica formam um grupo pequeno e, mesmo assim, divergem entre si.

( ) Recentemente, o ovo deixou de ser considerado um alimento saudável, ao contrário da louvada margarina, oponente da vilã manteiga.

( ) A mídia é culpada pela falta de uniformidade e convicção dos cientistas.

( ) Os argumentos a favor ou contra a soja transgênica são mais ideológicos do que científicos.

10)

A alternativa com a seqüência correta, de cima para baixo, é:

A) V - F - V - F

B) V - F - F - V

C) F - F - V - V

D) F - V - F - V

E) F - V - V - F


11)

Assinale a alternativa cuja frase está escrita de acordo com a norma culta.

A) Ontem a noite, a polícia prendeu em flagrante dois traficantes que residem à rua Comandante Canabarro.

B) O bordão “Revoga-se todas as leis em contrário” é inócuo, hajam vistas que toda lei nova revoga o que lhe diverge a anterior.

C) Quis o destino que, à exceção de um dos irmãos, todos os filhos de Petrônio ascendessem a importantes cargos da empresa.

D) Se você quer receber a máquina fotográfica digital à tempo, posso encomendar-lhe via aérea.

E) Bem, eu prefiro viajar na baixa temporada do que viajar em julho, onde os preços ficam muito altos.


12) Assinale a alternativa cuja afirmação está correta.

A) Em “Nunca interveio em assuntos que não lhe dizem respeito”, o verbo destacado flexiona-se de acordo com o paradigma do verbo ver.

B) Em relação ao tempo, o pronome aquele se refere a um tempo próximo, de preferência passado: Há um mês, passei dois dias com minha noiva em Maringá; naqueles dias, pude perceber que ela deixou de me amar.

C) As flexões de plural e de gênero feminino em alguns vocábulos, como caridoso, esposo, porco, lobo, novo, sogro, entre outros, são marcadas, respectivamente, pelo acréscimo das desinências -s e -a e pela alternância da vogal tônica fechada ô pela equivalente aberta ó.

D) Escreve-se afim (de) quando se quer indicar a finalidade; escreve-se a fim (de) quando se quer dizer semelhante. Assim: Veio afim de ver os amigos; A moça não está mais a fim de ti.

E) Em “Aquilo não são atitudes de um funcionário público”, o verbo, em vez de concordar com o sujeito aquilo, está concordando com o predicativo atitudes de um funcionário público.


RACIOCÍNIO LÓGICO

13) Um aluno de química, ao realizar uma experiência, formou uma massa de 10kg composta somente por água e por um produto X. 90% dessa massa era constituída de água.Após um processo de aquecimento da massa, o aluno verificou que apenas a água foi eliminada e que a participação desta na massa foi reduzida a 80%. O peso final total da massa, após o processo de aquecimento foi igual a:

A) 5kg

B) 2kg

C) 3kg

D) 4kg

E) 8kg


14) Ao lançar uma moeda, é sabido que existe 50% de chance para a moeda cair com o lado da coroa para cima. Ao lançar uma moeda três vezes seguidas, a chance aproximada de dar coroa, seria:

A) 50%

B) 25%

C) 33%

D) 88%

E) 75%


15) Seis pessoas, entre elas Pedro, estão reunidas para escolher entre si, a diretoria de um clube. Esta é formada por um presidente, um vice-presidente, um secretário e um tesoureiro. O número de maneiras para a composição da diretoria, onde José não é o presidente, será:

A) 120

B) 360

C) 60

D) 150

E) 300


16) Qual das alternativas a seguir representa a afirmação: “Para todo fato é necessário um ato gerador”?

A) É impossível que qualquer fato tenha um ato gerador.

B) É possível que algum fato não tenha ato gerador.

C) É necessário que algum fato não tenha ato gerador.

D) Não é necessário que todo fato tenha um ato gerador.

E) Não é possível que algum fato não tenha ato gerador.


Sobre o estado de Santa Catarina, analise as afirmações abaixo:

 

( I ) Corresponde a 1,1% do território nacional e abriga cerca de 3% da população brasileira, sem apresentar aglomerados urbanos de grande porte.

( II ) É um estado pobre em recursos minerais, razão pela qual, não possui usinas siderúrgicas e refinarias, apesar da oferta de mão-de-obra qualificada.

( III ) O Oeste catarinense caracteriza-se pela concentração de agroindústrias, enquanto no litoral destaca-se a atividade turística.

( IV ) As exportações catarinenses são basicamente de produtos primários, sem qualquer elaboração ou transformação industrial.

17)

Assinale a alternativa com todas as afirmações corretas.

A) I - IV

B) I - III

C) II - IV

D) III - IV

E) I - II


18)

A rede urbana de Santa Catarina caracteriza-se por não apresentar dominância absoluta de uma única cidade, mas sim uma distribuição multipolarizada de núcleos urbanos de médio porte. Sobre essa realidade, assinale a alternativa incorreta.

A) Lages, cuja origem está relacionada às tropas de gado que atravessavam o território catarinense, e Chapecó, localizada no Oeste do estado, são capitais regionais situadas no planalto catarinense.

B) Dentre os fatores que condicionaram o desenvolvimento da rede urbana catarinense, destacam-se o relevo acidentado, a hidrografia com diversas bacias isoladas, a deficiência da rede de transportes, a formação histórica e as diferenças culturais.

C) Além da capital, há em Santa Catarina várias cidades-pólo que se estendem pela faixa litorânea ao longo do eixo da BR-101, como é o caso de Joinville, Itajaí e Criciúma.

D) Localizada em uma ilha, Florianópolis, a capital político-administrativa do estado é a maior cidade catarinense, repetindo uma situação comum no país, onde a maioria das capitais são grandes metrópoles.

E) Blumenau destaca-se como centro prestador de serviços para todo o vale do Itajaí, pólo turístico e maior centro têxtil de Santa Catarina, sendo que a sua configuração espacial foi bastante influenciada pelo curso do rio Itajaí- Açu.


NOÇÕES DE INFORMÁTICA

19) A rede corporativa que utiliza a tecnologia e a infra-estrutura de rede da Internet na comunicação interna da própria organização é denominada de:

A) Ethernet

B) WWW

C) LAN

D) Intranet

E) Correio eletrônico.


20) O sistema operacional é um programa que:

A) está completamente armazenado em ROM.

B) suporta a execução de outros programas.

C) é executado apenas quando o computador é iniciado.

D) não é responsável pela gestão do hardware.

E) não é sempre necessário.


CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21)

Ao conjunto de conhecimentos e competências próprias dos integrantes da profissão de bibliotecário denomina-se:

A) conselho regional profissional.

B) ética profissional.

C) registro profissional.

D) associação profissional.

E) perfil profissional.


22) Para o bibliotecário, o perfil do novo profissional da informação exige:

A) flexibilidade e interdisciplinaridade.

B) o conhecimento do AACR na íntegra.

C) a elaboração do ISBN.

D) o conhecimento das técnicas de Classificação Decimal Universal.

E) o conhecimento da Internet.


23) No Brasil, os bibliotecários contam com o Fórum Nacional de Normalização. Esse Fórum é também conhecido por:

A) CRB

B) APB

C) ACB

D) ABNT

E) SIB


24) A norma que fixa a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou de outras fontes de informação é a:

A) NBR 10520.

B) NBR 6023.

C) NBR 14724.

D) NBR 6022.

E) NBR 6024.


25) A finalidade do arquivo constitui-se no armazenamento de informações sob a forma de documentos, reunidos de maneira que ele seja dinâmico e permita uma localização segura e rápida. Em suas múltiplas funções, citam-se como principais o que consta na alternativa:

A) Deve ter uma organização pessoal; ser um verdadeiro instrumento de conservação de documentos.

B) Deve satisfazer as exigências e possibilidades da organização a que se destina; deve reunir a maior perfeição em si mesmo.

C) Deve ter a disposição de proporcionar os melhores, mais rápidos e seguros serviços; deve constituir-se num centro ativo de informações.

D) O êxito deve estar diretamente vinculado à memória das pessoas que o elaboraram; deve ser racional e simples.

E) A guarda ou retenção de documentos deve ocorrer através da catalogação e por critérios pessoais.


26) Num passado recente, a catalogação era vista de acordo com uma idéia restritiva e simplista. Atualmente, a catalogação é vista como:

A) a técnica que lista itens.

B) a técnica de elaborar catálogos.

C) o estudo, preparação e organização de mensagens codificadas.

D) um inventário.

E) a padronização de dados.


27)

Para cumprir as suas funções, a catalogação deve possuir as seguintes características:

A) integridade, clareza, precisão, lógica e consistência.

B) localização, escolha, seleção e consistência.

C) flexibilidade, facilidade de manuseio, portabilidade, compacidade.

D) uniformidade, economia, atualidade.

E) padronização, registro, agilidade, descrição.


28) O Código de catalogação, que é o conjunto de regras de catalogação, determina como elaborar a descrição bibliográfica e os pontos de acesso de uma obra. Sua sigla correspondente é:

A) BDC

B) CBU

C) CDD

D) RIEC

E) AACR


29) A indexação pode realizar-se em diferentes linguagens. A alternativa, com as linguagens de indexação, é:

A) coordenada e não coordenada.

B) manual, automática e mista.

C) categorização, indexação superficial e indexação profunda.

D) esquemas de classificação, listas de termos e tesauros.

E) autor, título e assunto.


30) Diversos sistemas de classificação são utilizados internacionalmente para atender às necessidades dos usuários. A CDU é um deles. Outro sistema de classificação, também bastante utilizado em bibliotecas e que tomou o nome do seu criador é:

A) CCD

B) CBL

C) CDD

D) CBU

E) CED


31)

O controle bibliográfico incorpora os conceitos de acessibilidade bibliográfica e acessibilidade física, os quais, respectivamente, significam:

A) estabelecimento de padrões e sua localização.

B) pagamento pelo serviço e sua localização.

C) existência do documento e sua localização.

D) compatibilização de registros e sua localização.

E) descrição bibliográfica e sua localização.


32) Os números internacionais padronizados para livros e para periódicos possuem, respectivamente, as seguintes siglas:

A) ISBN e IBICT.

B) CDD e CDU.

C) CCN e CBL.

D) ISBN e ISSN.

E) INSS e INBS.


33) As Bibliotecas Nacionais dos vários países desempenham uma série de funções. Existe, entretanto, uma principal razão para a criação de bibliotecas nacionais. A alternativa que contém essa razão é:

A) Manter o escritório de registro dos direitos autorais.

B) Colecionar manuscritos e obras raras.

C) Preservar a herança cultural dos países.

D) Produzir fichas catalográficas para as bibliotecas do país.

E) Atender ao poder público.


34) Nos dias atuais, o termo gerenciamento informacional, compreendido como um conjunto estruturado de atividades que incluem o modo como as empresas obtém, distribuem e usam a informação e o conhecimento, pode, também, ser chamado de:

A) gestão de arquivos.

B) gestão de processos.

C) gestão da qualidade total.

D) gestão de talentos.

E) gestão do conhecimento.


35) Este é um tipo de biblioteca que adquire informação requerida pela empresa; organiza o material para recuperação posterior; o acervo e os serviços não são abertos ao público em geral; possui uma atitude receptiva em relação ao uso de material não convencional. Essas são características da biblioteca:

A) pública

B) especializada

C) escolar

D) universitária

E) ambulante


36) Para atingir seus objetivos, uma biblioteca deve desenvolver, primeiro, duas das seguintes atividades, respectivamente:

A) aquisição e seleção.

B) seleção e aquisição.

C) registro e catalogação.

D) aquisição e classificação.

E) registro e classificação.


37)

Um dos fenômenos mais marcantes, ocorridos nos últimos anos no mundo, é a formação de redes de bibliotecas. As áreas em que mais tem se desenvolvido o esquema cooperativo em redes são a catalogação, o empréstimo entre bibliotecas e os serviços de referência. O propósito da formação de redes de bibliotecas é:

A) compartilhar recursos e redistribuir suas tarefas de forma a evitar-se duplicações de esforços.

B) servir à difusão da literatura mundial através de serviços centralizados.

C) servir à disseminação seletiva da informação por perfis de interesse.

D) permitir a busca retrospectiva em modo conversacional em qualquer lugar do mundo.

E) subsidiar as regras da descrição física para a elaboração de registros bibliográficos.


38)

À formulação sistemática de um conjunto de decisões, devidamente integrado, que expressa os propósitos de uma biblioteca e os meios de alcançá-los, denomina-se:

A) conservação

B) catalogação na fonte.

C) classificação decimal universal.

D) planejamento bibliotecário

E) catalogação descritiva.


39) O sistema de bibliotecas consiste no:

A) repositório representativo do usuário.

B) repositório do usuário.

C) conjunto de bibliotecas que se dispõem a obedecer um plano comum.

D) conjunto de canais de transmissão, ou seja, os meios de comunicação para o usuário.

E) SIB, patrocinado pela UNESCO.


As Leis da Biblioteconomia que podem orientar as decisões sobre o que deve ser avaliado numa biblioteca, são as seguintes:

 

1. Os Livros São Para Usar

2. A Cada Leitor Seu Livro

3. A Cada Livro Seu Leitor

4. Poupe o Tempo do Leitor

5. A Biblioteca é um organismo em Crescimento

40) As Leis da Biblioteconomia que podem orientar as decisões sobre o que deve ser avaliado numa biblioteca, são as seguintes:

Essas são as cinco leis de(a):

A) IFLA

B) ABNT

C) American Library Association.

D) Lancaster.

E) Ranganathan.


41)

A palavra documentação apresenta uma definição ampla que tem sido adotada até a atualidade, ou seja, é o processo de:

A) reunir os documentos sobre um assunto.

B) reunir, classificar e difundir documentos em todos os campos da atividade humana.

C) sistematizar os documentos sobre um assunto.

D) divulgar documentos em todos os campos da atividade humana.

E) selecionar e catalogar documentos.


42) O processo ou ciclo documentário completo pode considerar-se como um sistema ao qual se incorporam uma série de elementos para serem tratados e convertidos num produto novo, mais fácil de difundir ou de ser assimilado pelo usuário. As etapas que compreendem o ciclo documentário são:

A) o processamento, a disseminação e o recondicionamento.

B) a classificação, a catalogação e a preservação.

C) a análise, a seleção e a armazenagem.

D) a entrada, o tratamento ou processamento e a saída.

E) o início, a entrada de dados e o arquivamento.


43) O serviço de referência é quem realiza de modo direto a finalidade da biblioteca, ou seja, quem:

A) atende às solicitações dos usuários.

B) compra os dicionários.

C) elabora referências e fichas catalográficas.

D) acessa às teses.

E) acessa às bases de dados.


44) O sucesso da Internet na busca e recuperação de informações advém das facilidades de conexão, de fácil aprendizado e uso. A internet é:

A) sinônimo de web site.

B) o mesmo que intranet

C) a rede mundial de computadores.

D) um conjunto de links.

E) um documento digital.


45) O conjunto de diretrizes e normas que visa estabelecer ações, delinear estratégias gerais, determinar instrumentos e delimitar critérios para facilitar a tomada de decisão na composição e desenvolvimento de coleções em consonância com os objetivos da instituição e os usuários do sistema, chama-se política de:

A) catalogação

B) classificação

C) controle

D) seleção

E) usuário



Vídeos

Brasil é o 58º no ranking de qualidade de vida
Acervo de Entrevistas

Agenda Cultural

Cinema  |  Teatro  |  Shows
Filmes Se Eu Ficar
"If I Stay"
Drama
1h46min.

Enquete

Você conhece as principais propostas dos seus candidatos nas Eleições de outubro?

Sim
Não

Participe e concorra a prêmios.

TV DomTotal

Concerto Musical: Bicentenário da Restauração
Mais

Publicações


Vol. 10 / Nº 19


CAPES: Qualis B1
Entre as melhores do Brasil