Economia

17/02/2017 | domtotal.com

Segundo o IPC-Fipe, a inflação continuará caindo na última semana de fevereiro

Os custos de alimentação caíram 0,40% e educação teve a maior alta com 3,76% na segunda leitura de fevereiro.

Os custos com Alimentação tiveram redução maior, após queda em ritmo mais lento na prévia anterior.
Os custos com Alimentação tiveram redução maior, após queda em ritmo mais lento na prévia anterior. (Divulgação)
A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) na cidade de São Paulo desacelerou para 0,02% na segunda quadrissemana de fevereiro, de 0,18% na primeira quadrissemana do mês, segundo pesquisa divulgada hoje pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Os custos de Alimentação caíram 0,40% na segunda leitura de fevereiro, após diminuírem em ritmo mais lento na prévia anterior, de 0,11%. Já os de Transportes recuaram 0,06% na segunda quadrissemana, revertendo alta de 0,37% verificada na primeira quadrissemana.

Além disso, os preços de outros dois dos sete componentes do IPC-Fipe subiram com menos força na segunda quadrissemana de fevereiro. Foi o caso de Educação (de +5,56% na primeira quadrissemana para +3,76% na segunda quadrissemana) e de Despesas Pessoais (de +0,25% para +0,11%).

Por outro lado, os custos de Saúde avançaram 1,00% na segunda prévia de fevereiro, após subirem em ritmo mais contido na primeira quadrissemana, de 0,79%.

Já os custos de Habitação tiveram queda mais amena na segunda quadrissemana, de 0,09%, depois de recuarem 0,16% na primeira quadrissemana. O mesmo ocorreu com os preços de Vestuário, que caíram 0,65% na pesquisa de hoje, após registrarem baixa mais acentuada na primeira quadrissemana de fevereiro, de 0,77%.

Veja abaixo como ficaram os itens que compõem o IPC-Fipe na segunda quadrissemana de fevereiro:

Habitação: -0,09%

Alimentação: -0,40%

Transportes: -0,06%

Despesas Pessoais: 0,11%

Saúde: 1,00%

Vestuário: -0,65%

Educação: 3,76%

Índice Geral: 0,02%


Agência Estado

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC. Saiba mais!

Comentários

Mais Lidas
Instituições Conveniadas