JESUÍTAS: 500 ANOS DE TRADIÇÃO E EXCELÊNCIA ASSINE NOSSA NEWSLETTER CONTATO

Esporte Futebol Mineiro

07/07/2009  |  domtotal.com

Torcida atleticana se revolta com Galoucura no Orkut

Organizada se defende e afirma que parceria com torcida do Botafogo faz parte de projeto pela paz

Marcelo Faria e Tiago Capixaba

A confusão entre a torcida do Atlético e a Galoucura, que aconteceu no Mineirão durante o jogo entre Atlético e Botafogo deste domingo, ainda não se encerrou. Desde o final da partida, a discussão segue na comunidade do clube no Orkut, em que atleticanos revoltados protestam contra a torcida organizada.

Veja "As Gatas da Rodada"!

No domingo, a Galoucura decidiu ceder abrigo à Torcida Jovem do Botafogo (T.J.B) - a organizada do rival no confronto é considerada aliada. Uma faixa e duas bandeiras, além de um número expressivo de membros da TJB, ficaram lado-a-lado com a Galoucura na arquibancada lateral dos portões 9 e 12. A maior parte da torcida do Botafogo ocupou o lugar reservado para torcedores visitantes, pelo acesso do portão 2.

Com o empate do Botafogo no confronto, que terminou 1 a 1, a torcida do Galo se voltou contra os "hóspedes" da Galoucura, que alegremente agitavam suas bandeiras no meio da massa. Os coros com ameaças e ofensas deslocaram os membros da torcida organizada do Botafogo, que foram acolhidos pela Galoucura e continuaram a agitar suas bandeiras, agora cercados pela torcida organizada do Atlético.

A cena foi encarada como provocação por boa parte da torcida atleticana, que passou a gritar contra a Galoucura. Membros da Organizada reagiram e ocorreu um princípio de confusão e confronto entre as duas partes. A torcida correu desorganizadamente e algumas pessoas caíram. Felizmente, a briga que poderia ter acontecido ficou só na ameaça. Nenhuma autoridade presente fez algo a respeito do ocorrido.

Depois da confusão, boa parte dos mais de 48 mil torcedores no Mineirão ficaram em silêncio até o final da partida. Mesmo em momentos de maior emoção, a torcida não acompanhou a torcida organizada, demonstrando uma espécie de ressentimento coletivo. E isso ficou explícito na comunidade oficial do Atlético no Orkut, onde o tópico oficial que foi criado pela moderação para centralizar as discussões já soma mais de 5 mil postagens.

Entre os comentários dos torcedores atleticanos, muitas reclamações e ressentimento com a maior organizada do clube: "Não tem perdão o que a TOG fez hoje. São traidores da pátria. Protegeram os adversários e partiram pra cima da verdadeira massa atleticana. Tenho o direito de não concordar com o dono da Comunidade quando diz que a massa do Galo também tem culpa. A culpa foi da Galoucura, para o que aconteceu, e uma tremenda irresponsabilidade que poderia ter causado uma grande tragédia no estádio. E tem outra: os verdadeiros torcedores do Galo são a massa do Galo e não povão. Povão é a maioria daqueles que integram a TOG", disse uma torcedora na comunidade do Orkut.

Outros comentários breves esclarecem melhor o sentimento de alguns torcedores, como "Galo até morrer! Galoucura, nunca mais!" e "TOG é aliada do Botafogo e rival da massa", que foram reproduzidos por mais de um membro da comunidade no tópico.

William Palumbo, o Ferrugem, um dos diretores da Galoucura, falou sobre o ocorrido com a reportagem de O TEMPO Online. "Nós viajamos pelo Brasil para torcer pelo Atlético e existem alianças entre torcidas, que é muito importante para a caminhada da paz no futebol. A Torcida Jovem do Botafogo é nossa aliada e os convidamos para ficar do nosso lado em uma ação que faz parte de um projeto de paz das torcidas visando a Copa de 2014. É um movimento nacional", disse Ferrugem, para minimizar a confusão.

"Apenas tentamos evitar uma confusão entre parte da torcida do Atlético e os membros da TJB. Não teve nada de violento", complementou.

Leia o artigo de Juliano Paiva: "Muito além da Copa Libertadores"!

Na comunidade do Orkut, membros da Galoucura também mostraram que estão ofendidos com a situação e alguns questionaram a postura de "reclamões" dos torcedores comuns: "Povão é o câncer das torcidas, não canta, não agita, só sabe reclamar. Se dependesse deles para cantar jogo do Galo era um velório", disse um membro da Galoucura.

Mas mesmo com o clima ruim, alguns adotaram um tom mais conciliador, como foi o caso da moderação da comunidade, que abriu o tópico oficial com o seguinte post:

"A propósito, erraram TODOS naquela situação ridícula hoje (para quem não sabe, a TJB colocou faixa ao lado da faixa da TOG e no intervalo agitava suas bandeiras quando alguns atleticanos foram reclamar. Depois disso a Galoucura, ou parte dela, foi "proteger" os caras da TJB, o que insultou parte da torcida contra a Galoucura, que reagiu correndo em direção ao "povão", chamando para a briga).

1. Errou a Polícia Militar em permitir faixas e bandeiras de um ADVERSÁRIO do Atlético dentro da torcida do GALO, ainda que fosse torcida aliada.

2. Erraram os Botafoguenses de, dentro da torcida do GALO, ficarem comemorando e agitando bandeira, já que o placar era adverso.

3. Errou o pessoal que foi tirar satisfação com os botafoguenses, porque os caras estavam ali "convidados".

4. Errou a Galoucura ao, primeiro, colocar os Botafoguenses ali e, depois, partir para a cima do povão para defender os cariocas.

5. Por fim, errou o restante da torcida ao mandar tomar no cu a torcida que puxa a maioria dos gritos na arquibancada. E errou, em especial, aqueles que se aproveitavam da barreira física, a grade, para fazer este tipo de agito".

O Tempo Online




X Fechar







código captcha



Comentários

Escreva seu comentário Total de comentários:34
fernanda | 21/01/2011 15:27
Os Atleticanos são são um bando de assacinos que acha que todo mundo tem que usar aquele uniformizinho de *** quem não e do time tem que morrer? porque cada escolhe o que quiser
responder comentário Responder fernanda
ricardo MICO GALOUCURA CONTAGEM 1992 | 28/09/2010 17:50
AE ESSA COISA DE ALIADOS EZISTE MESMO E TEM QUE ESISTIR, QUANDO NOSSO TIME DE FUTEBOL VAI JOGAR FORA E JOGA COM NOSSOS RIVAIS SAO ELES QUE NOS DA CORBETURA PORQUE SE NAO SERIA PIOR E MAIS GUERRA............... KERO VER O POVAO VIAJAR NO JOGO DO GALO DOIDO CONTRA OS INIMIGOS????????????????????
responder comentário Responder ricardo MICO GALOUCURA CONTAGEM 1992
ricardo MICO GALOUCURA CONTAGEM 1992 | 28/09/2010 16:14
AE ESSA COISA DE ALIADOS EZISTE MESMO E TEM QUE ESISTIR, QUANDO NOSSO TIME DE FUTEBOL VAI JOGAR FORA E JOGA COM NOSSOS RIVAIS SAO ELES QUE NOS DA CORBETURA PORQUE SE NAO SERIA PIOR E MAIS GUERRA............... KERO VER O POVAO VIAJAR NO JOGO DO GALO DOIDO CONTRA OS INIMIGOS????????????????????
responder comentário Responder ricardo MICO GALOUCURA CONTAGEM 1992
Flavio do Barreiro | 19/01/2010 17:19
Torcidinha michuruca só tem vi......do quando encontra com a mafia do Barreiro sai tudo correndo....
responder comentário Responder Flavio do Barreiro
Erasmo | 19/01/2010 17:15
Torcida da galoucura e tudo borra botas....... sao tudo u lixo.............
responder comentário Responder Erasmo
DIEGO | 09/07/2009 12:36
QUE CASO ENCERRADO O QUÊ!!! TODOS TEM O DIREITO DE MANIFESTAR! TÁ QUEIMADO O FILME DA GALOUCURA E PRONTO! A TORCIDA + FANÁTICA DO MUNDO NÃO PRECISA DA GALOUCURA! FORA GALOUCURA!!! TORCIDA ORGANIZADA É COISA DE MARGINAL!!! GOSTAMOS É DE VER FUTEBOL, NA PAZ! NÃO DE VIOLÊNCIA!!! FORA MARGINAIS!!!
responder comentário Responder DIEGO
LEUZINHO GALOUCURA | 09/07/2009 11:53
CASO ENCERRADO!!!
responder comentário Responder LEUZINHO GALOUCURA
DIEGO | 08/07/2009 14:17
COMO EU DISSE E MUITOS DISSERAM: A GALO NÃO PRECISA DA GALOUCURA, E SIM, A GALOUCURA QUE PRECISA DO GALO. ENTÃO MINHA GENTE, CÁ PRA NÓS, ESTAMOS CANSADOS DE SABER QUE ESSES MARGINAIS DA GALOUCURA É QUE SEMPRE PROCURAM CONFUSÃO, QUE QUEREM BRIGAR E AGREDIR O PRÓXIMO, INDEPENDENTE DE SER CRUZEIRENSE OU ATLETICANO. EM ALGUNS JOGOS, PRINCIPALMENTE CLASSICOS, JÁ FUI VITIMA DE ARRASTÃO, E OS MARGINAIS ESTAVAM COM CAMISA DA GALOUCURA
responder comentário Responder DIEGO
LEUZINHO GALOUCURA | 08/07/2009 14:00
ZAP...MAS QUEM TE FALOU QUE TODO MUNDO QUE USA ROUPA DA GALOUCURA FAZ PARTE DA TORCIDA ORGANIZADA????
responder comentário Responder LEUZINHO GALOUCURA
Gustavo | 08/07/2009 13:14
Eu so da galoucura e não ganho ingresso! vcs fala isso pq vc so sabe assistir o jogo do galo sentado e nos da galoucura vamos para todo canto do brasil acompanhar o galo obrigada
responder comentário Responder Gustavo
Angelica | 08/07/2009 12:46
Grau a galoucura vai a campo só pq ganha ingressos. Se não ganhasse, não iria. E que fique bem claro uma coisa. A galoucura é um NADA perto do Clube Atlético Mineiro e perto da torcida do Galo. O Galo não precisa e nunca precisou da Galoucura, mas a Galoucura sempre precisou do Galo. O Galo sempre existiu e sempre vai existir sem a Galoucura, a Galoucura não existe sem o Galo. Então, cai na real meu filho. Essa torcidinha organizada não faz falta nenhuma! Fora Galoucura!
responder comentário Responder Angelica
ZAP | 08/07/2009 12:40
Leuzinho, não adiantar promover paz com outras torcidas, se a Galoucura é violenta com a torcida do Galo. E, discordo do Diego, que disse que na Galoucura só tem marginal. Marginal tem em todo lugar. Mas a Galoucura não pode tapar o sol com a peneira. Na maioria dos incidentes no Mineirão, os envolvidos são integrantes de torcida organizada, especialmente Galoucura e Máfia Azul. A Galoucura errou e errou feio, foi um desrespeito aquela bandeira do Botafogo na torcida do Galo. O problema é que cada dia que passa, as pessoas estão ficando com mais antipatia das torcidas organizadas. Está para sair um projeto de lei que obriga a extinção das organizadas. Se isso for aprovado, ninguém vai sair às ruas para defender a Galoucura justamente devido a comportamentos como o de domingo. E o que é pior, além de não reconhecer o erro, não pede desculpas!
responder comentário Responder ZAP
LEUZINHO GALOUCURA | 08/07/2009 11:44
ZAP...PROCURE SE INFORMAR MAIS,A "GCRTO" FAZ VARIOS PROJETOS CONTRA A PAZ SIM,PALESTRA,E ETC.TE GARANTO QUE VC NUNCA FICOU SABENDO POIS NAO FAZ PARTE DA TORCIDA ORGANIZADA.GENTE VAMOS ENTRAR EM UM ACORDO.SENDO GALOUCURA OU NAO TODOS TORCEM PARA O MESMO TIME.SE NAO ESTA SATISFEITO COM A ORGANIZADA DO GALO,VCS TEM O TOTAL DIREITO DE RECLAMAR,MANDAR CRITICAS,DESDE QUE NAO JULGUE OS JUSTOS PELOS PECADORES.COM CERTEZA A GALOUCURA IRA ESTENDER FAIXAS NO MINEIRAO A PARTIR DO MOMENTO EM QUE O "POVAO" PARAR DE ACHAR QUE NA "TOG" SO TEM MARGINAL.
responder comentário Responder LEUZINHO GALOUCURA
CIRIACO | 08/07/2009 10:00
A PESSOA QUE FALA QUE EM TORCIDA ORGANIZADA SO TEM MARGINAL NUNCA DEVE TER IDO A UM ESTADIO DE FUTEBOL. MAIS É MUITO FACIL ANALIZAR UMA SITUAÇÃO DE FRENTE A UMA TELEVISÃO... PENSE UM POUCO ANTES DE ESCREVER ALGO AS VEZES O SILENCIO E A MELHOR RESPOSTA .... UM PEDIDO DE DESCULPAS COM FAIXAS PELA GALOUCURA SERIA O MINIMO A FAZER JÁ QUE ELES LEVAM O SIMBOLO DO GLORIOSO !!!!
responder comentário Responder CIRIACO
Carolina | 07/07/2009 17:38
Acho que a Galoucura deveria dar um tempo. Pisou feio na bola! O Mineirão é lugar para os grandes atleticanos. Galooooooooooo!!!!!!!!! É só o que eu grito! Nunca gritei Galoucura!
responder comentário Responder Carolina
Eugênio Pacceli Teixeira | 07/07/2009 17:37
A torcida ter amizade com outras torcidas do pais é um procedimento muito legal. Agora permitir que a torcida amiga assista ao jogo junto com a torcida mandante, acho demais. Fora do campo é uma boa para buscar a paz como diz a galoucura. Dentro de campo tem que ficar separadas por questão de segurança. E esta atitude da galoucura é coisa de atleticano mesmo. Gostam de ter vários times para torcer.
responder comentário Responder Eugênio Pacceli Teixeira
LEUZINHO GALOUCURA | 07/07/2009 16:58
ACHO QUE DEVEMOS COMPARECER AO MINEIRAO NO DOMINGO E APOIAR O GALO...POIS SOMOS UMA TORCIDA ORGANIZADA PRONTA PARA ISSO.ENCARAR VARIOS CLASSICOS.ESPERO QUE DOMINGO O POVAO TBM FAÇA SEU PAPEL...PARA SER UM GALOUCURA TEM QUE TER GARRA,DETERMINAÇAO,E RESPEITO,LEMBREM-SE DISSO. GCRTO..
responder comentário Responder LEUZINHO GALOUCURA
Laura Resende | 07/07/2009 15:53
Prefiro ir ao velorio do Michael jackson do que ir em um jogo do galo rrss o velorio deve ser mais emocionte e nao tem torcida organizada kkkk
responder comentário Responder Laura Resende
Ana clara Mendes | 07/07/2009 15:48
Nossa acho que esse Daniel kib .. olha so o apelido da criança kkkk acho que ele tem um caso com o galo viuuu sei la algo parecido aposto que nem tem namorada por q sei que o galo é mto ciumento kkkkk ...
responder comentário Responder Ana clara Mendes
Laura Resende | 07/07/2009 15:39
Nossa esse (Daniel kib) é o pior que tem nem sabe o que fala .
responder comentário Responder Laura Resende
LEUZINHO GALOUCURA | 07/07/2009 15:06
DIEGO ACHO QUE VC ESTA EQUIVOCADO MEU AMIGO,SE NA TOG SO TIVESSE MARGINAL SERIA MUITO FACIL PARA A PM PRENDER TODOS ELE POIS PRA VC PODER FAZER PARTE DA TORCIDA TEM QUE TER CADASTRO NA POLICIA,PROCURE FICAR MAIS INFORMADO...E QUANDO Q VC PAULO,QUEM TE FALOU QUE GALOUCURA GANHA INGRESSO E OUTRA.QUANDO VC VAI NO MINEIRAO VC COMPRA PORTAO 9 E 12???? ENTAO MEU AMIGO ACHO QUE VCS "POVAO" ESTAO RENDENDO ASSUNTO POR UM MOTIVO COMPLETAMENTE IDIOTA.VC NUNCA DEVE TER VIAJADO NA VIDA.E TEM, MAIS TE GARANTO QUE SE FOSSE AO CONTRARIO ACONTACERIA A MESMA COISA LA NO RJ.SOU ATLETICANO BATIZADO GALOUCRA!!!!!!!
responder comentário Responder LEUZINHO GALOUCURA
Paulo | 07/07/2009 14:49
A Galoucura só vai ao Mineirão porque tem privilégios. Ela ganha ingressos. E vai para atrapalhar, pois vaia os jogadores quando não deveria vaiar, como aconteceu com o Renan Oliveira domingo. O Ziza foi um dos piores presidentes da história do Galo, mas uma decisão dele foi digna de aplausos. Ele cortou os ingressos para Galoucura!!!!! Leuzinho, eu teria coragem sim de ir ao Mineirão com 90% dos ingressos para os cruzeirenses. O problema não são os cruzeirenses. O problema é que os 10% do Atlético ficariam com a Galoucura! Então, se fosse para deixar de ir, eu deixaria de ir por causa disso. Deixaria de ir porque sou torcedor do Galo e não da Galoucura!!!!!!! Fora Galoucura!!!!!!!!!
responder comentário Responder Paulo
DIEGO | 07/07/2009 14:30
A GALOUCURA TEM QUE SER EXTINTA, DEIXAR DE EXISTIR, POIS NESSA TORCIDA SÓ DÁ MARGINAL QUE QUER BRIGAR! ATLETICANO GOSTA É DO ATLÉTICO, DO GALO, NÃO DESSA TORCIDA MARGINAL! FORA GALOUCURA!!!!!
responder comentário Responder DIEGO
LEUZINHO GALOUCURA | 07/07/2009 14:03
RECADINHO PARA O PAULO:vc teria coragem de ir ao mineirao com 90% dos ingressos das bichas e 10% da massa atleticana.te garanto que nao.mas pode ter certeza que nos TOG vamos estar la presente apoiando o GLORIOSO.sem GALOUCURA sem CLUBE ATLETICO MINEIRO
responder comentário Responder LEUZINHO GALOUCURA
grau | 07/07/2009 13:57
bota a cara julio !!!!! maria ! simpatizante !!!!!!! paulo ! quanto + torcida se unirem menos ira ter briga ! a torcida do cuzeiro do framengo etc ! SÃO UNIDAS ! mas e uma união de c... ! se eles quiserem guerra terá mas se quiserem paz queremos em dobro !
responder comentário Responder grau
DANIEL(KIB) | 07/07/2009 13:30
Q
responder comentário Responder DANIEL(KIB)
LEONARDO GALOUCURA | 07/07/2009 12:10
POVAO,TEM QUE RESPEITAR A GALOUCURA POIS QUANDO O TIME PRECISA DE APOIO,AONDE VCS ESCONDEM???EM CASA PROCURANDO ESCONDER DOS PROBLEMAS.AI BASTA O TIME GANHAR ALGUMAS PARTIDAS E LOGO VCS "POVAO" ARRUMA UM JEITINHO DE COMPRAR INGRESSO.ISSO QUE VCS CHAMAM DE TORCIDA.JA QUE VCS NAO GOSTAM DA GALOUCURA,ENTAO POR QUE FAZEM TANTA QUESTAO DE COMPRAR INGRESSO 9 E 12 SABENDO QUE ALI E O LOCAL ONDE FICA A GALOUCURA??QUERO RESPOSTA??? GALOUCURA A MAIS FANATICA E VIBRANTE TORCIDA ORGANIZADA DO BRASIL
responder comentário Responder LEONARDO GALOUCURA
KAREN!! | 07/07/2009 11:28
Nós somos do CLUBE ATLÉTICO MINEIRO jogamos com muita RAÇA e AMOR vibramos com alegria nas vitorias CLUBE ATLÉTICO MINEIRO GALO FORTE VINGADOR,!!VENCER VENCER ,VENCER ESSE É O NOSSO IDEAL, honramos o nome de minAs no cenario esportivo mundial LUTAR LUTAR LUTAR COM TODA NOSSA RAÇA PRA VENCER CLUBE ATLÉTICO MINEIRO UMA VEZ ATÉ MORRER!!!!! GALOOoOoOoo
responder comentário Responder KAREN!!
bigode! | 07/07/2009 11:02
esse tipo de pessoa ai que tem preconceito com favelado e q não conhece nem a porta de casa pq foi criado no 13º andar ! e o tipo de torcedor cotado como POVÃO ! nem sabe das história do galo e fica arrotando besteira, enfim ! pessoas que pra nos são conecida como turista pensão q galoucura so tem favelado ! mas cuidado em ! esse playboy ai q pode ser seu irão amigo ou ate filho, ta la com agente gritando e cantando e no meio de vc's ele e o + esperto ! não julgue o livro pela capa ... e se vc não entende de futebo e fala q e atletico de coraçã! procura saber primeiro de qiem a 25 anos empurra o galo até nos piores ,omentos...
responder comentário Responder bigode!
GRAU! | 07/07/2009 10:56
A ideia é e sempre será promover a paz ! a união entre as organizadas é o primeiro paço para podermos alcançar a paz nos estadios, a massa do galo ( povão ) com certeza ajuda a empurrar o galo e a somar numeros nas arquibancadas do gigante da pampulha ! mas quando o galo esta em baixa somos nos ( TOG) que estamos la empurrando o nosso glorioso sempre !!!!! as organizadas sempre tende a levar a culpa pelo os seus passado ! mas entedem ! isso ja passou a moda agora e a união ! e + do q nunca nos da torcida organizada galoucura apoiaremos o galo para semper ! se o povão conseguir acompanhar q venha pq o bonde dos 300 estara sempre lá !
responder comentário Responder GRAU!
CIRIACO | 07/07/2009 09:48
A Paixão Pelo Galo é Maior Isso. Pra Cima Deles Galo !!!!!!!!!!!!!
responder comentário Responder CIRIACO
leo | 07/07/2009 08:53
Como toda empresa, a TOG tem seus maus empregados, assim também a massa do galo com aqueles ditos torcedores que só sabem reclamar e nunca torcem para o time. Contudo, se esquecem de que o mais importante é a Paixão que só nos Atleticanos, temos pelo clube, paixão e não simpatia!
responder comentário Responder leo
daniel (KIB) | 07/07/2009 08:51
NÃO TEM COMO INCLUIR TORCIDAS DE MASSA COMO A DO CRUZEIRO FLAMENGO E CORINTHIANS COMO ALIADAS,PESSOAS NAO SABEM NEM O Q ESTAO FALANDO,NAO PROCURAM SABER NADA SOBRE TORCIDA E ALEM DO MAIS NAO DEVE NEM DE IR AO ESTADIO,VAI COM A CAMISA DO FLAMENGO NO MEIO DA TORCIDA DO ATLETICO Q ATE O MEU AVÔ TE PISA NA SUA CABEÇA ,SE ORIENTA CAMARADA SE NAO SABE NADA FICA CALADO!!!!!!!! É A TOG MANÉ!!!!!
responder comentário Responder daniel (KIB)
julio batista | 07/07/2009 08:43
Esse coricocó é amador até na torcida! hehehehe Mafia Azul cma! a maior de minas... tem que respeitar!