JESUÍTAS: 500 ANOS DE TRADIÇÃO E EXCELÊNCIA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
CONTATO

Esporte Futebol Mineiro

07/07/2009  |  domtotal.com

Torcida atleticana se revolta com Galoucura no Orkut

Organizada se defende e afirma que parceria com torcida do Botafogo faz parte de projeto pela paz

Marcelo Faria e Tiago Capixaba

A confusão entre a torcida do Atlético e a Galoucura, que aconteceu no Mineirão durante o jogo entre Atlético e Botafogo deste domingo, ainda não se encerrou. Desde o final da partida, a discussão segue na comunidade do clube no Orkut, em que atleticanos revoltados protestam contra a torcida organizada.

Veja "As Gatas da Rodada"!

No domingo, a Galoucura decidiu ceder abrigo à Torcida Jovem do Botafogo (T.J.B) - a organizada do rival no confronto é considerada aliada. Uma faixa e duas bandeiras, além de um número expressivo de membros da TJB, ficaram lado-a-lado com a Galoucura na arquibancada lateral dos portões 9 e 12. A maior parte da torcida do Botafogo ocupou o lugar reservado para torcedores visitantes, pelo acesso do portão 2.

Com o empate do Botafogo no confronto, que terminou 1 a 1, a torcida do Galo se voltou contra os "hóspedes" da Galoucura, que alegremente agitavam suas bandeiras no meio da massa. Os coros com ameaças e ofensas deslocaram os membros da torcida organizada do Botafogo, que foram acolhidos pela Galoucura e continuaram a agitar suas bandeiras, agora cercados pela torcida organizada do Atlético.

A cena foi encarada como provocação por boa parte da torcida atleticana, que passou a gritar contra a Galoucura. Membros da Organizada reagiram e ocorreu um princípio de confusão e confronto entre as duas partes. A torcida correu desorganizadamente e algumas pessoas caíram. Felizmente, a briga que poderia ter acontecido ficou só na ameaça. Nenhuma autoridade presente fez algo a respeito do ocorrido.

Depois da confusão, boa parte dos mais de 48 mil torcedores no Mineirão ficaram em silêncio até o final da partida. Mesmo em momentos de maior emoção, a torcida não acompanhou a torcida organizada, demonstrando uma espécie de ressentimento coletivo. E isso ficou explícito na comunidade oficial do Atlético no Orkut, onde o tópico oficial que foi criado pela moderação para centralizar as discussões já soma mais de 5 mil postagens.

Entre os comentários dos torcedores atleticanos, muitas reclamações e ressentimento com a maior organizada do clube: "Não tem perdão o que a TOG fez hoje. São traidores da pátria. Protegeram os adversários e partiram pra cima da verdadeira massa atleticana. Tenho o direito de não concordar com o dono da Comunidade quando diz que a massa do Galo também tem culpa. A culpa foi da Galoucura, para o que aconteceu, e uma tremenda irresponsabilidade que poderia ter causado uma grande tragédia no estádio. E tem outra: os verdadeiros torcedores do Galo são a massa do Galo e não povão. Povão é a maioria daqueles que integram a TOG", disse uma torcedora na comunidade do Orkut.

Outros comentários breves esclarecem melhor o sentimento de alguns torcedores, como "Galo até morrer! Galoucura, nunca mais!" e "TOG é aliada do Botafogo e rival da massa", que foram reproduzidos por mais de um membro da comunidade no tópico.

William Palumbo, o Ferrugem, um dos diretores da Galoucura, falou sobre o ocorrido com a reportagem de O TEMPO Online. "Nós viajamos pelo Brasil para torcer pelo Atlético e existem alianças entre torcidas, que é muito importante para a caminhada da paz no futebol. A Torcida Jovem do Botafogo é nossa aliada e os convidamos para ficar do nosso lado em uma ação que faz parte de um projeto de paz das torcidas visando a Copa de 2014. É um movimento nacional", disse Ferrugem, para minimizar a confusão.

"Apenas tentamos evitar uma confusão entre parte da torcida do Atlético e os membros da TJB. Não teve nada de violento", complementou.

Leia o artigo de Juliano Paiva: "Muito além da Copa Libertadores"!

Na comunidade do Orkut, membros da Galoucura também mostraram que estão ofendidos com a situação e alguns questionaram a postura de "reclamões" dos torcedores comuns: "Povão é o câncer das torcidas, não canta, não agita, só sabe reclamar. Se dependesse deles para cantar jogo do Galo era um velório", disse um membro da Galoucura.

Mas mesmo com o clima ruim, alguns adotaram um tom mais conciliador, como foi o caso da moderação da comunidade, que abriu o tópico oficial com o seguinte post:

"A propósito, erraram TODOS naquela situação ridícula hoje (para quem não sabe, a TJB colocou faixa ao lado da faixa da TOG e no intervalo agitava suas bandeiras quando alguns atleticanos foram reclamar. Depois disso a Galoucura, ou parte dela, foi "proteger" os caras da TJB, o que insultou parte da torcida contra a Galoucura, que reagiu correndo em direção ao "povão", chamando para a briga).

1. Errou a Polícia Militar em permitir faixas e bandeiras de um ADVERSÁRIO do Atlético dentro da torcida do GALO, ainda que fosse torcida aliada.

2. Erraram os Botafoguenses de, dentro da torcida do GALO, ficarem comemorando e agitando bandeira, já que o placar era adverso.

3. Errou o pessoal que foi tirar satisfação com os botafoguenses, porque os caras estavam ali "convidados".

4. Errou a Galoucura ao, primeiro, colocar os Botafoguenses ali e, depois, partir para a cima do povão para defender os cariocas.

5. Por fim, errou o restante da torcida ao mandar tomar no cu a torcida que puxa a maioria dos gritos na arquibancada. E errou, em especial, aqueles que se aproveitavam da barreira física, a grade, para fazer este tipo de agito".

O Tempo Online







Comentários








Escreva o código informado para comentar k6g2o
*Seu comentário irá aparecer mediante a resposta correta.


fernanda | 21/01/2011 15:27
Os Atleticanos são são um bando de assacinos que acha que todo mundo tem que usar aquele uniformizinho de *** quem não e do time tem que morrer? porque cada escolhe o que quiser
responder comentário Responder fernanda







Escreva o código informado para comentar bg61a
*Seu comentário irá aparecer mediante a resposta correta.


ricardo MICO GALOUCURA CONTAGEM 1992 | 28/09/2010 17:50
AE ESSA COISA DE ALIADOS EZISTE MESMO E TEM QUE ESISTIR, QUANDO NOSSO TIME DE FUTEBOL VAI JOGAR FORA E JOGA COM NOSSOS RIVAIS SAO ELES QUE NOS DA CORBETURA PORQUE SE NAO SERIA PIOR E MAIS GUERRA............... KERO VER O POVAO VIAJAR NO JOGO DO GALO DOIDO CONTRA OS INIMIGOS????????????????????
responder comentário Responder ricardo MICO GALOUCURA CONTAGEM 1992







Escreva o código informado para comentar a7d4r
*Seu comentário irá aparecer mediante a resposta correta.


ricardo MICO GALOUCURA CONTAGEM 1992 | 28/09/2010 16:14
AE ESSA COISA DE ALIADOS EZISTE MESMO E TEM QUE ESISTIR, QUANDO NOSSO TIME DE FUTEBOL VAI JOGAR FORA E JOGA COM NOSSOS RIVAIS SAO ELES QUE NOS DA CORBETURA PORQUE SE NAO SERIA PIOR E MAIS GUERRA............... KERO VER O POVAO VIAJAR NO JOGO DO GALO DOIDO CONTRA OS INIMIGOS????????????????????
responder comentário Responder ricardo MICO GALOUCURA CONTAGEM 1992







Escreva o código informado para comentar bg61a
*Seu comentário irá aparecer mediante a resposta correta.





Outras notícias

Vídeos

Morre Gabriel García Márquez
Acervo de Entrevistas

Agenda Cultural

Cinema  |  Teatro  |  Shows
Filmes Hoje eu Quero Voltar Sozinho
"Hoje eu Quero Voltar Sozinho"
Drama
96 min.

Enquete

Qual time brasileiro vai mais longe na Libertadores?

Atlético
Cruzeiro
Grêmio

Participe e concorra a prêmios.

TV DomTotal

Projeto Sociambiental ECOS é concluído com festa
Mais

Revista

Vol. 10 / Nº 19

CAPES: Qualis B1
Entre as melhores do Brasil