JESUÍTAS: 500 ANOS DE TRADIÇÃO E EXCELÊNCIA ASSINE NOSSA NEWSLETTER CONTATO

Mundo

01/04/2012  |  domtotal.com

Papa prega unidade em missa de Domingo de Ramos no Vaticano

Por James Mackenzie

ROMA - O papa Bento 16 pregou pela unidade na cerimônia do Domingo de Ramos ao abrir as celebrações da Semana Santa diante de dezenas de milhares de fiéis que lotaram a Praça de São Pedro, no Vaticano.

De volta de uma viagem de seis dias pelo México e Cuba, no sábado, o pontífice de 84 anos foi informado de que Cuba, governada por um regime comunista, concordou com seu pedido de declarar feriado este ano na Sexta-Feira Santa.

Em uma homilia centrada na história da entrada de Jesus em Jerusalém na semana que precedeu a sua crucificação, Bento 16 disse que a mensagem subjacente na celebração da Páscoa é o compartilhamento do destino da humanidade.

"Aqui nós encontramos a grande mensagem que a festa de hoje nos traz: o convite para adotar uma perspectiva adequada para com toda a humanidade, sobre as pessoas que compõem o mundo, sobre as diferentes culturas e civilizações", afirmou.

Em um traje vermelho e dourado, o papa conduziu o serviço religioso para dezenas de bispos e cardeais, bem como peregrinos portando ramos de oliveira e palmas para celebrar os ramos que, segundo a tradição, foram depositados diante de Jesus quando ele seguia para Jerusalém em um burrinho.

O papa alemão, que completará 85 anos em 16 de abril e tem aparentado fragilidade, agora tem pela frente uma semana intensa.

Semana Santa

As festividades do Domingo de Ramos, realizadas no primeiro domingo antes da Páscoa, marcam o início da Semana Santa, que se encerra no domingo, a data mais importante no calendário da Igreja.

Na quinta-feira santa ele vai realizar duas missas no Vaticano. Numa delas irá lavar e beijar os pés de 12 homens, em um gesto que celebra a humildade de Jesus para com seus apóstolos na noite antes de morrer.

Na Sexta-Feira Santa, o dia que marca a crucificação de Jesus, Bento 16 vai conduzir o serviço religioso no Vaticano antes de encabeçar a tradicional "Via Crucis", procissão à luz de velas do "Caminho da Cruz", em torno do Coliseu, em Roma.

A Semana Santa culmina com o Domingo de Páscoa, quando os cristãos celebram a ressurreição de Jesus e o papa dá a mensagem e bênção "Urbi et Orbi" (a cidade e o mundo).

Reuters



X Fechar







código captcha






Outras notícias

Vídeos

Eleição 2014: segurança no Rio é reforçada
Acervo de Entrevistas

Agenda Cultural

Cinema  |  Teatro  |  Shows
Filmes Um Amor de Vizinha
"And So It Goes"
Comédia
1h34min.

Enquete

O que mais te incomoda nessa época do ano?

O forte calor
A baixa umidade relativa do ar
As queimadas que prejudicam a visibilidade e deixam o ar quase irrespirável
O horário de verão
Nada disso me incomoda

Participe e concorra a prêmios.

TV DomTotal

Prof. Afonso Murad: Libanio, o teólogo que pensou (com) a juventude
Mais

Revista

Vol. 10 / Nº 19

CAPES: Qualis B1
Entre as melhores do Brasil