Notícias Esporte Seleção Brasileira

04/06/2012  |  domtotal.com

Ainda há tempo de salvar a Seleção?

“O Brasil precisa de um técnico em que acredite, respeite e admire. Só vejo um nome à altura do cargo”.


Neymar mostrou mais uma vez, contra o México, que é jogador de clube, não de Seleção (Foto: )

Por Carlos Eduardo Leão*

Não seja por isso, caro Pep Guardiola. Tenho a impressão de que a avenida Delfim Moreira, um dos endereços mais bonitos, charmosos e aristocráticos do mundo, cairia como uma luva na sua única exigência - morar no Rio - caso fosse convidado para assumir o cargo mais importante do país - técnico da Seleção Brasileira -, notícia veiculada nos principais órgãos de comunicação do mundo.

Depois do que assistimos entre Brasil e México, num fim de domingo insosso, nada seria mais providencial do que se tomar uma atitude firme. Convocar o Exército, instalar uma CPI, decretar prisões, mudar a Constituição, incentivar passeatas, evocar orixás, apelar para rezas ecumênicas, enfim, tudo aquilo que pudesse chamar atenção para um movimento patriótico insuflado com a precípua finalidade de, numa só vez, substituirmos Mano Menezes e Galvão Bueno. Panelaços, definitivamente não. Isso é coisa de argentino e, até agora, não resolveram nada nas terras de Gardel.

Mano teve dois anos, convocou mais de cem jogadores, viajou por quatro continentes e não ganhou nada importante. Perder faz parte do jogo, principalmente quando se inicia uma programação a longo prazo. O que preocupa é que estamos no meio do caminho  para a Copa do Mundo e não temos nenhum padrão. Longe disso. Nenhum esquema, nenhuma tática. Nada daquilo que nos transformou nos maiores vencedores de futebol em todos os tempos.

As olimpíadas estão a menos de dois meses e o time olímpico, hoje sob nova direção, não existe. Existia e era uma esperança sob a batuta do excelente Nei Franco, jogado propositadamente para escanteio pela vaidade torpe de Mano Menezes que vislumbra a possibilidade de dar ao Brasil o único título que falta à nossa invejável coleção de glórias conquistadas no futebol: o galardão olímpico. Com esse time, é, no mínimo, uma pretensão utópica.

Insisto na palpável, verdadeira e, sobretudo, necessária possibilidade de contarmos com alguém em que acreditamos, respeitamos e admiramos nesse momento mágico em que vive a arte da bola. Refiro-me a Pep Guardiola. Por que não? Talvez seja ele o mais indicado treinador para transformar Neymar, um excepcional jogador de clube, num excepcional jogador de Seleção e, a partir daí, dar ao nosso time o padrão de jogo que nos reposicione corretamente no ranking do futebol mundial.  Pep não se curvaria  às  pressões dos clubes, muito menos à interferência da cartolagem, a mais nociva praga arraigada no futebol brasileiro. E esta foi a primeiríssima fórmula,  simples e eficaz, que Pep utilizou para começar a transformar o Barcelona no maior fenômeno futebolístico do planeta.

A esperança existe. A fé é viva. Deus é pai. São frases que evocamos para trazer Pep Guardiola e salvar a Seleção da mediocridade a que já está se acostumando. Afinal depois do que vimos no fim de semana entre Brasil e México, que fiasco podemos esperar sábado que vem, contra a Argentina?

Quanto ao Galvão Bueno, juro que sentirei falta da sua competência como narrador após a já anunciada aposentadoria no futebol ao final da Copa do Mundo. Mas, com certeza,  estarei livre  do seu  insuportável ufanismo e descompromisso com o óbvio, revelado pelos elogios encomendados e comentários comprometidos, numa demonstração inequívoca de que acha que narra para beócios e lesados.

*Carlos Eduardo Leão é médico e cronista


Leia também: A seleção, o Brasileirão e a Mega-Sena do futebol




Comentários








Escreva o código informado para comentar a7d4r
*Seu comentário irá aparecer mediante a resposta correta.


Alexandre | 05/06/2012 17:07
A idéia para trazer o Pep é muito boa. Porque não? Qto ao Galvão, realmente ninguém mais merece. Poderia antecipar sua aposentadoria para o final das olimpíadas. Seria um favor para nossos ouvidos. Abraços. Aguardamos os comentários para a vinda do Ronaldinho Gaúcho para o Galo. Será que emplaca? Seria convocado pelo Pep?
responder comentário Responder Alexandre







Escreva o código informado para comentar ak27s
*Seu comentário irá aparecer mediante a resposta correta.


antonio celso | 04/06/2012 22:40
Nem sabia que o Brasil estava jogando- dado ao entusiasmo q a seleção está despertando. Dá pra fazer uma cronica do Ronaldinho Gaucho?
responder comentário Responder antonio celso







Escreva o código informado para comentar k6g2o
*Seu comentário irá aparecer mediante a resposta correta.


Renato | 04/06/2012 18:28
O artigo está muito bom. Mas achei uma infelicidade danada a legenda colocada na foto. Neymar nem foi testado direito na seleção, como pode ser jogador só de clube??? Essa afirmação podemos fazer do Messi, que defende a seleção argentina há vários anos e nunca ganhou nenhum título.
responder comentário Responder Renato







Escreva o código informado para comentar bg61a
*Seu comentário irá aparecer mediante a resposta correta.




Apoio:

Dom Heldr Câmara
Escola Superior Dom Helder Câmara


Últimas notícias / Esporte

+ Mais notícias
Super Dom
Fato em FocoEm Madrid, uma casa iluminada por cultura + Fatos em Foco
Arte e CulturaO disco solitário que Kurt Cobain não terminou + Mais matérias

Newsletter
Assine e fique por dentro das novidades
Mídias Sociais