JESUÍTAS: 500 ANOS DE TRADIÇÃO E EXCELÊNCIA ASSINE NOSSA NEWSLETTER CONTATO

Religião

08/04/2014  |  domtotal.com

Psicólogo diz por que sacerdotes são felizes

Roma - Existem cerca de 413 mil sacerdotes católicos no mundo. Como é a vida deles? Eles são felizes? São perguntas feitas não exclusivamente por curiosidade, mas muitos as fazem por necessidade de saber realmente, muitas vezes até pra orientar-se pessoalmente na escolha de sua vocação, de seu futuro. O sacerdote Stephen Rossetti escreveu um livro que procura responder essa questão fazendo outra pergunta que vem dar título a seu livro recente: "Por que são felizes os sacerdotes?".

Ele afirma que "Todos os estudos, e não só aqueles realizados por pessoas da Igreja, mas estudos também feitos por pessoas de fora dela, refletem que o índice de felicidade entre os sacerdotes é muito alto, cerca de 90% maior que entre os leigos".

Para escrever seu livro, Dom Stephen Rossetti fez sua própria investigação. Além de ele ser sacerdote por mais de 30 anos, ele é também psicólogo e professor. Tendo, Inclusive, trabalhado no exército dos Estados Unidos.

Ele diz que sacerdócio e felicidade estão muito relacionados entre si. "O sacerdócio reúne os elementos essenciais da felicidade. Primeiro, os que têm fé tendem a ser mais felizes. Ao contrário da ideia ateia, a fé ajuda, traz um sentido e um propósito e permite que Deus entre em sua vida".

Stephen Rossetti fala também dos benefícios que trás a vida social e o ser parte de uma comunidade onde vive-se livremente a fé. "Eles podem estabelecer relacionamentos? Ter amigos? Podem construir uma comunidade de Fé? Os sacerdotes de hoje em dia necessitam ser como João Paulo II recomendava: ´homens de comunhão´".

Para o sacerdote e psicólogo, uma vida feliz não é necessariamente uma vida sem dificuldades. Como em cada vocação, existem dias melhores e piores. Stephen Rossetti esclarece ainda que a imagem do sacerdote oferecida pela maioria dos meios de comunicação não corresponde à realidade.

"Desgraçadamente, diz Dom Rossetti, a ideia mais propagada do sacerdócio é de que ele seja algo negativo, infeliz, ilhado, disfuncional. E isso, realmente, não é verdade".
SIR



X Fechar







código captcha






Outras notícias

Vídeos

Papa: ‘Cúria sofre de Alzheimer espiritual’
Acervo de Entrevistas

Agenda Cultural

Cinema  |  Teatro  |  Shows
Filmes O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos
"The Hobbit: The Battle of the Five Armies"
Ação
2h24min.

Enquete

Onde você fará as compras de Natal?

Nas lojas físicas
Na internet
Tanto nas lojas físicas como na internet
Ainda não decidi

Participe e concorra a prêmios.

TV DomTotal

Prof. Paulo Jackson Sousa: Evangelho de Marcos
Mais

Revista

Vol. 10 / Nº 19

CAPES: Qualis B1
Entre as melhores do Brasil